Select Menu

Slider

Travel

Cute

My Place

Racing

» » Arquitetura a serviço da Espiritualidade Ecumênica
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga





Monumento ecumênico do Brasil acolhe pessoas em busca de Paz
 “Paiva Netto mudou a face dos templos de Brasília e até do Brasil. O TBV transformou-se em um conjunto cultural, artístico, religioso, sem perder a sua principal função: a de ser um espaço destinado à meditação e ao recolhimento.”São palavras do dr.R. R. Roberto, engenheiro e arquiteto responsável pelas obras do Templo da Boa Vontade (TBV), idealizado, construído e fundado pelo jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).

Desde a inauguraçãoem 21 de outubro de 1989, em Brasília/DF, oTBVmantém suas portas abertas dia e noite para atender peregrinos e visitantes de todas astradições religiosas, espirituais e filosofias de vida existentes, inclusive as não religiosas,em busca de um local para orar ou meditar livremente. Eleito, em votação popular, uma das Sete Maravilhas de Brasília, o monumento tornou-seo mais visitado da capital brasileira, segundo dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), recebendo, por ano, mais de um milhão de pessoas de várias partes do mundo.

O sonho
Encontrar um lugar onde fosse mais importante “erigir o Templo do Deus Vivo nos corações humanos”, foi com essa absoluta convicção que Paiva Netto, teve a iniciativa desafiadora de levantar o Templo da Boa Vontade, numa época em que o Brasil passava por período de grande instabilidade econômica. Para o dirigente da LBV, o monumento teria de ser um “marco dessa nova e revolucionária concepção de Amor ao Pai Celestial. Por isso é que nele tudo (até suas pedras) proclama que Deus é Espírito e como tal cumpre aos homens adorá-Lo”.

Assim, Paiva Netto concretizava o antigo sonho do fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979): o de erguer na capital federal, o Templo da Boa Vontade. Para isso, recorreu ao povo, sempre presente para apoiar os trabalhos da Instituição, desde seus primórdios e, sobretudo, contoucom o apoio das mulheres para alcançar esse nobre intento.

O projeto
Tudo no projeto do TBV tem sua razão de ser, unida à proposta irrestritamente ecumênica nele evidenciada. Cada aspecto da obra foi estudado de forma meticulosa, transformando-a em um ponto de encontro da Espiritualidade Superior, da Cultura, da Arte, da Ecologia e da Medicina Científica e Espiritual — as quais estão harmonicamente dispostas para inspirar os mais nobres sentimentos. As medidas e proporções do monumento são ligadas ao número da perfeição, 7, e também ao número 1. Trata-se de uma pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. No seu pináculo,se encontra aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo (aproximadamente 21 quilos). No esboço inicial estava prevista apenas a construção da pirâmide. Contudo, ao longo dos trabalhos, houve ampliações, e o projeto ganhou mais ambientes dedicados igualmente à meditação e ao recolhimento.

Há 25 anos, o Templo da Boa Vontade cumpre o papel de acolher todos que, nos desafios da vida, precisam de um momento de reflexão. “Se há necessidade de um teto para as pessoas se protegerem das intempéries atmosféricas, urgente se faz um local que as abrigue das tormentas do sentimento, esquecidas as suas diferenças religiosas, ideológicas, políticas, econômicas, de modo que se refaçam espiritualmente, descansando das procelas íntimas. Todo mundo tem uma dor que não conta a ninguém, desde o mais poderoso ao mais simples dos seres humanos, até mesmo os Irmãos ateus”, afirma o fundador do Templo da Paz. “Um teto sob o qual não somente os seres humanos, mas também os Espirituais (porque a morte não existe: há Vida em outras dimensões) sentem-se em Paz e reconhecem que a Terra é a nossa morada coletiva”, completa Paiva Netto.

Fé e Espiritualidade Ecumênica
O TBV atrai gente de todas as partes do Brasil e do mundo. É um ícone místico e monumento de notável beleza que se tornou referência de peregrinação ecumênica. Cada um de seus ambientes é um convite ao encontro com Deus, a começar pela Nave, que contém a Espiral e o Trono e Altar de Deus, embaixo do Cristal Sagrado; seguindo pelo Salão Nobre, a Sala Egípcia, a Galeria de Arte, a Mandala, o Memorial Alziro Zarur, a Fonte Sagrada e o Memorial José de Paiva Netto.

Jubileu de Prata
Também conhecido como Templo da Paz, a Pirâmide das Almas Benditas, a Pirâmide dos Espíritos Luminosos, o TBV terá uma série de eventos para celebrar os seus 25 anos. O ponto alto ocorrerá no próximo dia 8 (sábado), quando Paiva Netto comandará a sessão solene do Jubileu de Prata do TBV e transmitirá uma mensagem ecumênica, a partir das 15 horas, a todas as famílias do Brasil e do exterior sobre a educação dos filhos nesta era de globalização. Ele ainda convocará os jovens de todas as idades, a buscar caminhos inovadores para que possam alcançar seu pleno potencial e contribuir para o desenvolvimento dos países, conquistando a verdadeira paz.

Há também muita gente de São José do Rio Preto se preparando para ir à capital do Brasil, a exemplo do casal Ricardo Barboza Leão e Lucileni e seus três filhos. “Já estamos mentalizando o dia da viagem, os ambientes do TBV, ajustando a nossa vibração com a do Templo da Boa Vontade”, conta Ricardo. São mais de 700 quilômetros que separam São José do Rio Preto da capital federal, mas esse caminho é feito pelo menos uma vez por ano. “Eu considero o TBV como um ponto de encontro com a Espiritualidade (...). É uma data muito especial”, acrescenta.

O Templo da Boa Vontade é símbolo de uma jornada de fé em busca de algo que pode estar além da compreensão humana, porque as pessoas procuram ser felizes —cada uma à sua maneira, do seu jeito. No TBV, elas estão livres para vivenciar o que pede seu coração. E osseus ambientes místicos e de conforto espiritual acolhem a todos que buscam a Paz.

Serviço:
O Templo da Boa Vontade está localizado no SGAS 915, Lotes 75 e 76, em Brasília/DF. A programação completa poderá ser acompanhada pelos siteswww.boavontade.com/tv e www.tbv.com.br/25anos.Informações: (61) 3114-1070.

Publicado por Jornal OProgresso

As matérias assinadas não expressão a opinião do jornal.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

1 comentários