Select Menu

Slider

Travel

Cute

My Place

Racing

» » IGP-M acelera alta a 0,76% em janeiro com alimentos e eletricidade
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,76 por cento em janeiro, após subir 0,62 por cento em dezembro, devido ao forte avanço dos preços no varejo pressionados principalmente por Alimentação e eletricidade.
O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana apontava alta mensal de 0,63 por cento.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta quinta-feira que o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, avançou 1,35 por cento neste mês, contra 0,76 por cento em dezembro.
O destaque ficou para a alta de 1,66 por cento do grupo Alimentação, contra 0,85 por cento em dezembro. Somente o item hortaliças e legumes registrou avanço nos preços de 13,68 por cento em janeiro, sobre 5,59 por cento no mês anterior.
Também pressionou a alta de 1,59 por cento do grupo Habitação após 0,79 por cento em dezembro, com destaque para o avanço de 7,29 por cento nas tarifas de eletricidade residencial, após alta de 3,33 por cento no mês anterior.
Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, registrou alta de 0,56 por cento em janeiro, após avanço de 0,63 por cento no mês anterior.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, subiu 0,70 por cento em janeiro, contra alta de 0,25 por cento em dezembro.A inflação no país permanece pressionada neste início de ano devido ao reajuste de preços administrados, destacadamente energia elétrica e transportes.

E diante dos recentes anúncios de medidas fiscais pela nova equipe econômica, a pressão inflacionária não deve dar alívio em breve, com as expectativas já chegando a alta de 7 por cento para o IPCA neste ano.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Por Camila Moreira)Fonte/MSN ntícias

Publicado por Jornal OProgresso

As matérias assinadas não expressão a opinião do jornal.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply