Select Menu

Slider

Travel

Cute

My Place

Racing

» » » » O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DAS ESFS – ESTRATÉGIAS DA SAÚDE DA FAMÍLIA – GUAPIAÇU
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga


Todos nós cidadãos brasileiros precisamos de uma boa qualidade de vida que está associada ao esporte, lazer, educação, emprego e a saúde que é o principal meio de acesso que garante uma boa qualidade de vida, claro que só é possível, quando os profissionais de saúde se doam, estão presentes no cuidar, orientar, prevenir, amar e proteger cada pessoa, seja ela quem for, indiferentemente da posição social, sexual, escolar e racial.
 
Os profissionais de saúde que atuam nas ESFS ( Estratégia da Saúde da Família) nos bairros do município, possuem o papel importante e fundamental para com os pacientes: a promoção e prevenção da saúde como a realização das campanhas da saúde, em dar atenção à resolutividade dos problemas de saúde em todos os sentidos, proporcionar a relação de afetividade resultando na humanização no atendimento que todo o paciente precisa. Essas equipes multiprofissionais instaladas nas ESFS, fazem o possível e o impossível na unidade de saúde, promovendo o melhor cuidado com a saúde de cada cidadão.
 
A função dos profissionais que atuam nas Estratégias da Saúde da Família, é trabalhar com a prevenção, orientação e cuidado buscando as devidas ESTRATÉGIAS, na saúde de cada família residente no bairro ( território), dando prioridade no acompanhamento de crianças, gestantes, hipertensos, diabéticos, acamados, domiciliados entre outras famílias de risco que são acompanhadas por esses belíssimos profissionais. Além disso, nas ESFS, atuam profissionais como o psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social ( NASF), enfermeiras, recepcionistas, motoristas, médicos, dentistas, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Qual o grande diferencial das ESFS?
 
O grande diferencial das ESFS nos municípios é sempre trabalhar com o paciente e para o paciente. É assim que esse trabalho é realizado na cidade de Guapiaçu, zelando, cuidando, orientando e promovendo à saúde ao paciente. Além disso, todos os profissionais que estão nessas unidades, se doam no âmbito de melhorar a vida de cada paciente com atitudes que para muitos são pequenas, mas que fazem muita diferença no dia a dia na prevenção da saúde. Algumas dessas atitudes são como a ligação para a retirada de guias de consulta e exame na unidade, recado de consultas médicas agendadas, grupos de orientação, distribuindo total atenção e dedicação à quem mais precisa.
 
As ESFS São José, Antonieta, São Marcos e Caic, desempenham um trabalho maravilhoso que tem como foco o paciente bem tratado. Outro fator importante é a realização das visitas domiciliares dos médicos que acompanham os pacientes debilitados. É por essas e outras razões que os profissionais inseridos nas ESFS, são mais que profissionais, são uma verdadeira família que demonstram amor, carinho e respeito com o paciente.
 
É plausível que nós, possamos reconhecer a importância desses profissionais em nossa saúde percebendo que as ESFS, DEDICAM todo o seu tempo ao PACIENTE, a fim de que tenham uma saúde de boa QUALIDADE, um atendimento HUMANIZADO e se sintam ACOLHIDOS, AMADOS, PROTEGIDOS pelos profissionais atuantes nessas unidades de saúde com um OLHAR de AMOR e RESPEITO.

Jeferson Mazaro é Professor*

Publicado por Jornal OProgresso

As matérias assinadas não expressão a opinião do jornal.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply