Select Menu

Slider

Travel

Cute

My Place

Racing

» » » » Dor de cabeça, cansaço e irritabilidade: você pode estar bebendo pouca água
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

                                  Imagem / Matheus Silva - O PROGRESSO 

Com certeza você já ouviu falar sobre a importância da água para o organismo funcionar bem. O líquido representa cerca de 60% do peso de um adulto e 70% do peso dos bebês. O ser humano pode ficar dias sem comer, mas sem água ele sobreviveria apenas de três a cinco dias.
A água é responsável pelo funcionamento do organismo num todo. Ela é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais. “Ela também é utilizada na digestão, absorção, levar as toxinas para os rins onde desintoxica nosso organismo. Formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (saliva, lágrimas, sucos gástricos, etc.). Além de regular a temperatura do corpo”, explica a nutricionista Aline Priscila Oliveira do Amaral.
Segundo especialistas, o recomendado é que todos bebam, no mínimo, 2,5 litros por dia. Mas mesmo com a praticidade de carregar uma garrafinha de água, ainda tem muita gente que deixa de consumir o líquido em quantidades suficientes para suprir as perdas naturais do corpo.

Veja alguns sinais de que você pode estar bebendo pouca água:

Boca seca – O primeiro sinal de que você não está bebendo água suficiente é sentir a boca seca. A água potável lubrifica as mucosas da boca e da garganta, deixando a área úmida, como sempre deve estar.
Dor nas articulações – As articulações são formadas por cerca de 80% de água. Por isso, a ingestão do líquido é necessária para não prejudicar os ossos. Ao manter a hidratação, as articulações aguentam mais os movimentos, como andar, correr ou até mesmo em quedas.
Ficar mais doente - Como a água ajuda a eliminar as toxinas quando a pessoa consome pouco líquido, essas toxinas ficam por mais tempo dentro do organismo. Além disso, ao sofrer desidratação, os órgãos começam a retirar água do sangue, por exemplo, o que pode acarretar outros diversos problemas.
Problemas digestivos – A falta de água na mucosa estomacal faz com que o suco gástrico atinja diretamente os órgãos gerando a acidez estomacal e indigestão.
Cabeça, cansaço e irritabilidade – A desidratação faz com que a pessoa tenha menos energia para enfrentar a correria do dia a dia aumentando a sensação de cansaço. A falta do líquido causa ainda irritabilidade.
Pele e olhos secos - A pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação. A falta de água reflete, também, em falta de suor, o que faz com que o organismo limpe as impurezas. Sua escassez também impede o corpo de eliminar o excesso de gordura.
Além de consumir água em sua forma líquida, há diversos alimentos são ricos em água e podem te ajudar a manter-se hidratado. Veja quais são eles:
Pepino
Rabanete cru
Melancia
Tomate cru
Nabo cozido
Melão
Fonte / Diário Web 

Publicado por Jornal OProgresso

As matérias assinadas não expressão a opinião do jornal.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply